.comment-link {margin-left:.6em;}

Tuesday, August 02, 2005

Carreira: DBA

Autor: Alessandro Falanque
A Dúvida.

Boa tarde Marcio, tudo bem?
Primeiramente, parabens pelo seu blog, eh uma otima fonte de informação.

Bom deixe explicar o motivo pelo qual estou te escrevendo este e-mail.

Sou analista de sistemas senior e estou querendo uma promoção como DBA Oracle.

Só que não encontrei o melhor caminho ainda, fiz o curso na G&P mas ainda não fiz as provas da certificação pois não me sinto seguro.

Gostaria de um conselho seu sobre qual o melhor caminho a seguir, fazer um estagio? trabalhar como DBA junior? fazer umas aulas com algum DBA e depois partir pra um emprego?

Se vc puder me dar uma luz agradeceria muito...
Obrigado...


-----------------------
- -
- Alessandro Falanque -
- -
-----------------------

O melhor caminho a seguir depende do momento da sua carreira, isso só quem pode determinar é você. Na minha opinião, em qualquer profissão, sorte é imprescindível. Estar no lugar certo na hora certa e, principalmente, ter a sorte de trabalhar com pessoas experientes. Ter um mentor no início da carreira é uma excelente oportunidade de aprender boa lógica, proatividade, leitura política, tranquilidade, administrar conflitos, saber priorizar tarefas, definir o que é importante, como se comportar sob pressão, etc.

O DBA precisa entender a área de desenvolvimento. No seu caso, você já tem essa vantagem por vir de lá. O principal objetivo do DBA é tornar as tarefas que dizem respeito ao banco fáceis de serem realizadas. Resumindo: disponibilidade, boa performance e administração.

Disponibilidade

Ter os dados disponíveis é ter um boa estratégia de backup e recovery. Se você já tem familiaridade com isso, mesmo assim não é o bastante. Volte aos estudos e pratique mais. Simule todos os cenários possíveis de desastre do banco e tente recuperá-los.

Boa Performance

Entender quais as ferramentas estão sendo usadas para desenvolvimento contra o banco de dados, facilitar o acesso aos traces e instrumentar o banco. Assim, é possível identificar pontos de gargalos e ajudar os desenvolvedores a construir SQLs eficientes e baratos para a aplicação. Quem determina o tempo de execução de uma transação deve ser o negócio e o DBA deve ajudar alcançar essa meta.

Administração

São as demais tarefas: instalação, aplicação de patches, verificação de vulnerabilidades, dimensionamento de hardware (memória/disco), configuração de rede (tns/listeners/dispatchers), capacity plan, configuração de clients, conectividade com servidor de aplicação, etc.
Eu evitaria vício em ferramentas gráficas, preferiria scripts ao invés. Por onde houver um Oracle, seguramente vai existir um SQL*Plus. Numa eventual visita externa, leve consigo seus scripts num pen drive (USB Flash memory) e pronto.

Não sei qual sua experiência em Oracle atualmente. É fato que estudar paras provas o ajudará, No entanto, o que levará você a se tornar um DBA é o hands-on. Tem que praticar, provar, investigar, não aceitar a palavra de ninguém, é preciso aprender a comprovar qualquer teoria no banco com scritps (reproduzindo). Ser um DBA vem com o tempo e experiência. Não tenha pressa.
Comments:
Realmente concordo com o Marcio ,mas de qualquer jeito para iniciar como DBA você terá que realmente trabalhar em parceira com um DBA já experiente pois no nosso meio ninguém te contratará sem nenhunma experiência como tal.
Como dica indico uma consultoria que talvez possa dar uma oportunidade ,envie seu curriculum para gilberto@ntux.com.br
 
Hands-on é o que há, de tanto ver o Márcio falar isso, tudo que eu vou fazer eu fico testando. Ja vi gente que usa hint sem saber direito o que ele faz, ou se é bom para ser usado em todos os casos.
Bote a mão na massa, pergunte, teste e você se tornará um bom DBA.
 
Obrigado pela força...
Tenho certeza que vou conseguir!!!
Abraços a todos!!!
 
Ola Marcio, concordo com vc, eu estou interessado na carreira de DBA, já trabalho há 3 anos com ORACLE e estou muito interessado em ir atrás de uma certificação.
Só que eu encontrou muito pouca informação a respeito da certificação, vc sabe onde posso encontrar material de apoio, simulados para o exame, bem como valores da certificação e coisas do genero.
Gostaria de saber também onde posso encontrar algum forum interessante sobre o assunto, onde poderei postar minhas dúvidas e compartilhar das experiencias de quem já passou por isso.

Desde já agradeço.
 
Thiago, basicamente o que voce não pode errar sendo um DBA é o recovery. Uma vez dominado o procedimento de recovery, va se aprofundando em outras áreas de conhecimento como memória, processos em background e arquivos.
A certificação é importante, mas custa uma boa grana. Todas as minhas certificações foram custeadas pelas empresas onde trabalhei. Certificação não garante DBA, ou seja, existem bons DBAs OCP mas nem todo OCP é DBA.
Sobre as listas, voce pode usar a oracle_br do yahoo, o pessoal responde e da dicas sobre certificação e simulados. A prometric é a empresa que vende os simulados e faz as provas de certificação. Boa Sorte!
 
Puxa muito interessante ajudou bastante a tirar muitas dúvidas!! Porém me deixou com mais dúvidas ainda se eu cinto que tenho jeito pra trabalhar com bd, porém acho interesante desenvolvimento. Acho que optarei ficar como db é mais desafiante.
 
Boa tarde Marcio,
Estou no segundo ano de ciencia da computação e fiz um curso de banco de dados oragle. Um curso pequeno de 16 horas mas gostei muito da area e quero me aprofundar nessa area.
Estou querendo fazer um curso na Dextra treinamentos.
Mas minhas condiçoes atuais nao me permite fazer a facu e o curso qo mesmo tempo.
Estava pensando em trancar a facu e fazer o curso de dba e juntamente um curso de ingles.
Qual a sua dica.
Desde ja agradeço muito.
 
Minha dica é que voce pense em sua formação, então aposte na faculdade, que lhe dá base em estudo e vida profissional, enquanto o Oracle é uma tecnologia que pode fazer parte de suas habilidades no futuro. Primeiro a formação.
 
boa tarde Marcio parabens pelo blog, minha pergunta e semelhante ao nosso amigo ja estou no ultimo ano de ciencia da computação e recente estou trabalhando com banco de dados oracle um otimo profissional esta me ensinando , eu quero me aperfeicoar mais ainda vc acha que eu devo fazer uma pos graduação em banco oracle , ou curso de especializção o que seria mais uteis para minha carreira nesse momento?
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?