.comment-link {margin-left:.6em;}

Tuesday, July 19, 2005

Redolog Files

Autor: Fábio Girardi
A Dúvida.

Caro DBA,

Estamos com um problema intermitente em nosso Servidor Oracle. Por vezes o erro ORA-12519 é retornado em distintas aplicações (Java sob TomCat e/ou Centura-Cliente/Servidor), e após 30-45 segundos o problema 'desaparece'.

O erro surge sem aparente problema, e sem intervenção do administrador da base o erro desaparece. Alguma dica ??

Erro:
ORA-12519: TNS:no appropriate service handler found

Dados da Instalação:
Oracle 10g: versão 10.1.0.3.0
Sistema Operacional: Red Hat Enterprise Linux ES release 3 (Taroon) 2.4.21 4.ELsmp (32-bit)
Hardware: Dell Power Edge Pentium 4 3.20GHz / 2 Gb DDR

Tamanho Total da SGA (MB) 768
Componente da SGA Alocação Atual (MB)
Shared Pool 276
Cache de Buffer 472
Large Pool 4
Pool Java 8
Outros 8
Muito obrigado,

Fábio Girardi
Assis / SP

Em private, pedi ao Fábio o alert log, tnsnames e sqlnet. Depois da análise, tenho uma tese.

No seu alert encontrei várias incidências de

"cannot allocate new log, sequence ...
Checkpoint not complete"

É certo que seus redolog files estão pequenos para determinado momento da sua aplicação. Eles não conseguem completar o ciclo dos 3 jogos de redolog sem que haja contenção (espera). Agora, o que eles têm a ver com o seu problema? Grande dúvida, não estou certo, mas todos os sintomas indicam que a contenção paralisa as atividades do banco (inclusive connect) e o efeito colateral disso seria o erro ORA-12519, por este motivo é que depois de 30, 45 segundos, as atividades voltam ao normal. Estou ainda pesquisando e caso encontre algo, publicarei aqui como adendo.

Primeiro, vamos tratar da sua contenção, depois por favor, verifique se o problema persiste. No seu banco, é necessário aumentar os jogos de redolog file. Copiado de seu último e-mail:

GROUP# SEQUENCE# BYTES MEMBERS ARC STATUS
---------- ---------- ---------- ---------- --- ----------------
1 27629 10485760 1 NO ACTIVE
2 27630 10485760 1 NO CURRENT
3 27628 10485760 1 NO INACTIVE

Eu acredito que 10mb para seu redo log file é pequeno para bases de produção (veja quanto voce tinha no 9i, que não apresentava o problema), eu aumentaria para 5 grupos de 100mb cada membro. Voce não pode fazer resize de redo log file, sempre adicione membro ao grupo e drop os membros que estão inativos. Faça com que todos os 5 membros tenham 100mb cada.

Depois disso faça 5 imports de uma vez e verifique se o erro volta. Em outra oportunidade podemos discutir o que está gerando tanto redo na sua aplicação, mas primeiro, vamos tentar solucionar o erro ORA-12519.
Comments:
Grande Mestre DBA,

Faz sentido sua colocação, pois observei que o problema ocorre sempre que há um grande uso de I/O ou CPU (acima de 95%). Irei adicionar membros ao redo-log file e observar o ambiente. Muito obrigado, e seguimos em contato...

[ ]s
 
Ok, depois de fazer a atualização, por curiosidade, poste o resultado.
[]'s
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?