.comment-link {margin-left:.6em;}

Saturday, July 23, 2005

DBA de Peso

Hoje eu percebi como estou um DBA de peso. Estava na rua Santa Ifigênia (é assim mesmo que se escreve com "i") procurando um novo micro para mim, quando ao ver uma farmácia, tive a "brilhante" idéia de entrar e ir direto a balança. Quase desmaio. 90 Kg. Noventa! Meu peso deve ser 75-78 e eu estou com No-Ven-Ta!

Eu sou um sistema OLTP, mas atualmente minha configuração está para uma Data Warehouse. Tá na hora de começar a fazer um shrink nos meus datafiles. Vou procurar exercitar meus índices. Ou seja, meu organismo precisa *urgente* de um DBA. Eu não segui as recomendações, estive mantendo histórico demais, não fiz leitura dos alerts, não medi o sistema, não considerei minhas instrumentações, ainda bem que não houve nenhum crash até agora.

Performance então, ufff. Não consigo correr 100 metros sem travar. Assim como uma aplicação mal dimensionada - simplesmente trava - o coração bloqueia o pulmão que bloqueia o cérebro (v$lock mostra a fila). Meu tkprof está mostrando muito parse para pouca execução. Também pudera, ficar fazendo full table scan em tabelas gordas gigantes. Eu diria que estou executando a 100%.

Metáforas a parte, eu cruzei meu threshold. Passei da linha! E deixei tudo de lado, passo tempo demais atrás desses teclados estudando, escrevendo, testando, etc. Perdi contato com os amigos, com o futebol, atividades físicas e lúdicas. Isso reflete no humor. Agora eu entendo porque muitas vezes o Oracle é rude comigo, vive me respondendo mal.

Hoje na Sta Ifigênia, em meio aquela multidão e eu, solitário, caminhando, procurando mais uma máquina para testar, instalar o sistema operacional, colocar na rede, instalar outro servidor de BD, Apache, mod_sql, htmldb, VMWare, VNC, me atolar...

Como mudar isso tudo? Como voltar no passado? Veja, se fosse no Oracle eu já saberia a resposta: eu usaria flashback, voltaria backup, mas com minha vida. Sei lá! Claro, com tudo isso na cabeça, voltando com os orçamentos, dobrei na Ipiranga chegando até a São João, lembrei da música do Caetano... e também do Bar Brahma, lá fui eu comer uma feijoada e tomar uns chopps para começar um tuning segunda.
Comments:
Goishtei do humor informático! Legal meishmo...
Mas para voltar a ocupar as dimensoes originais vai ter que ter menos softwares instalados ou entao aumentar a capacidade do processador.
 
Tio, show de bola a metáfora. Como diria o Lula, levanta a bunda da cadeira e mexa-se! É só se mexer um pouco véio, e pode continuar comendo feijoada, bebendo chopp, etc. Senão, inscreva-se no próximo "O Grande Perdedor" ! :-))
 
Acho que você deveria começar a pensar em fazer um expurgo na sua base ,
você verá que vai melhorar muito o tempo de resposta.

Abraço

Obs: Gostei da matéria e aposta que tem muita gente com esse problema na base de dados(barriga)
 
Obrigado a todos, ja' iniciei o tuning ;)
 
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk .... eu tô morrendo de rir ... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ... tio, realmente ... o senhor tá precisando fazer um tuning com urgência ... *grg*
 
Márcio,
Ainda bem que não ocorreram "deadlocks"! (rsss)

Equilibrar vida pessoal e profissional não é fácil mesmo!

Muito legal, além dos ótimos artigos técnicos, ver também crônicas como essa no seu blog. =^)
 
Ah DBA show de bola, mandou bem mesmo...!!!!! O pessoal aqui na empresa morreram de rir...
 
PÔ cara, nas peladas com o pessoal da Unicamp e CPqD você ainda fazia 100 mts. rasos em 20 mts. o que ocorreu ?
 
Excelente seu comentário.

A muito tempo que estou precisando de um tuning, para aumentar a minha performance.
Mas no nosso dia-a-dia, ficamos um tanto fragmentados e com as estatísticas um tanto
desatualizadas.

É rezar para não dar crash.
 
Excelente seu comentário.

A muito tempo que estou precisando de um tuning, para aumentar a minha performance.
Mas no nosso dia-a-dia, ficamos um tanto fragmentados e com as estatísticas um tanto
desatualizadas.

É rezar para não dar crash.
 
fantástico texto, esta é a minha realidade hoje.
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?