.comment-link {margin-left:.6em;}

Wednesday, May 18, 2005

Statspack - Introdução

Agora que já fizemos o setup, precisamos entender o statspack. Este recurso do Oracle captura uma grande quantidade de informação, compila e apresenta em um relatório com aproximadamente 20 páginas. As principais informações apresentadas neste relatório são:

Nesta introdução, quero chamar atenção sobre o crasso erro na utilização do statspack, o período de tempo do snapshot. Ele não deveria nunca passar de 30 minutos e não menos de 15. Algo entre esses números seria o bastante.

Nesse caso, o "mais é melhor" não funciona. Exemplo: durante o dia de ontem tive que parar para atender 25 vezes o telefone. Isso atrapalhou meu trabalho ou não? Difícil de responder sem uma análise mais a fundo.

O problema com período de tempo extenso é que, as vezes, o ponto que está afetando a performance fica "diluído" no tempo. Pegando o exemplo dos telefonemas. Para definir se o número de chamadas foi o problema que impactou o trabalho, temos que analisar o número 25 vezes contra o tempo - se foi durante o dia, então 25 por 8 horas, totaliza 1 ligação a cada 19 minutos, não está mal. Agora, se o período fosse mais curto, digamos 15 minutos: Owh! 1 ligação a cada 36 segundos, agora sim, podemos afirmar que os telefonemas impactaram seriamente o trabalho, ocasionando o não cumprimento de algum cronograma.

Um outro problema encontrado no uso do statspack é a frequência com que ele é executado. Geralmente, o statspack é utilizado somente quando o sistema está indo mal. Não! Este relatório deveria ser executado todos os dias em seu sistema, para que haja histórico (instrumentação) e quando os usuários reclamarem de performance, é possível comparar os resultados de um report, quando o sistema estava bem, contra o outro, do momento que ele vai mal.

Após esta breve intrução estamos prontos para "brincar" um pouco com o statspack. No próximo artigo, vamos discutir as principais seções do statspack e como identificar issues de performance. Vou preparar alguns códigos (procedures e jobs) e tabelas para os exemplos.

Abraços,
Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?